terça-feira, 8 de dezembro de 2009

representantes da educação burguesa

Johann Friedrich Herbart
Nasceu em Oldenburgo, Alemanha no ano de 1776, e morreu em 1841. Suas propostas didático-pedagógicas influienciram muito a educação durante os séculos 19 e 20.
Seu pensamento resulta numa modalidade de ensino que hoje qualificamos como tradicional pois os alunos participam do processo como sujeitos passivos.
O método didatico de Herbart constitui-se de cinco passos que devem ser seguidos em cada unidade instrucional.
  1. preparação : momento inicial, no qual o professor relembra os conhecimentos prévios a respeito do assunto para criar interesse pelo novo conteúdo a ser estudado.
  2. Apresentação : o novo conteúdo é apresentado partindo-se do concreto
  3. Assimilação : momento no qual o aluno, comparando o assunto novo com aquilo que já estudou distingue semelhanças e diferenças
  4. Generalização : partindo das experiências concretas , o aluno deve ser capaz de abstrair, desenvolvendo conceitos gerais.
  5. Aplicação: Através de exercícios o aluno demonstra que consegue aplicar praticamente aquilo que estudou.

sábado, 5 de dezembro de 2009

representantes da educação burguesa

Friedrich Wilhelm August Froebel
Nasceu em Oberweissbach, em Thunringia, em Abril de 1792. Em sua juventude foi deixado de lado depois que ficou órfão de mãe quando criança. Seu pai apesar de ser pastor do vilarejo não tomou conta dele. depois que seu pai se casou novamente o pequeno Froebel foi adotado por seu tio irmão mais velho de sua mãe e logo o matricula em uma escola do vilarejo.
Devido a possuir caracteristicas que lhe demonstravam ter uma mente imaginativa demais e intuitiva natural e cercada de pensamentos e observações , acabou criando reputação de um idiota e acabou-se tornado aprendiz de lenhador em 1797. Sua vida ao ar livre foi um aprendizado ou seja, o melhor adaptado para uma mente como a dele, se comparado estar em uma sala de aula e por dois anos viveu neste ambiente.
para saber mais sobre esse também importante escritor que trabalhou com Pestalozzi

representantes da educação burguesa



Johann Heinrich Pestalozzi
Nasceu em Zurique 1745 foi um educador profundamente influenciado pelas ideias de Rosseau, apor ter lido Emile .
Recebeu pouca educação, exceto por uma boa base clássica. Dedicou todo seu conhecimento ao ensino das crianças . Pestalozzi acreditava que para a formação de um jovem ser completa depende muito do ambiente em que é criado.
Pestlozzi foi redentor de muitos princípios fundamentados na relação educador e aprendiz
citando alguns deles podemos entender em que se fundamentava suas ideias que quais eram seus objetivos.
1- A relação entre professor e aluno deve ser baseada no amor e no respeito mútuo.
2-O professor deve respeitar a individualidade do aluno
3-A finalidade da educação deve basear-se no seu fim mais elevado, ou seja favorecer o desenvolvimento físico, mental e moral do aluno
4- O ensino não deve objetivar a exposição dogmática e a memorização mecânica, mas o desenvolvimento das capacidades intelectuais.
5- A educação deve auxiliar no desenvolvimento orgânico, por isso a atividade física é tão importante quanto a intelectual.
6-A atividade escolar não pode se preocupar somente em passar o conhecimento, mas principalmente ao desenvolvimento das habilidades obtidas com o mesmo e criação de técnicas
7-O método de instrução deve ter por base a observação e começar sempre por elementos mais simples de de fácil entendimento
8- O ensino deve respeitar o desenvolvimento da criança seguindo a cronologia psicológica (fases)
9- O professor deve dedicar a cada assunto leccionado o tempo necessário para que o aluno aprenda .

representantes da educação burguesa






Rousseau .. um dos maiores pensadores iluministas e mais influentes no período da revolução francesa .. suas ideias influenciaram grandes lideres da revolução dentre eles podemos citar .. o carrasco criador do totalitarismo Maximilien de Robespierre
Nascido na cidade de Genebra em 28 de Junho 1712 , não teve educação materna devido sua mãe ter falecido após seu nascimento devido a complicações no trabalho de parto. Seu pai era professor de musica e relojoeiro. em 1722 seu pai precisou fugir do país para não ser preso(devido a um desentendimento com um cidadão de certa influência, feriu-o no rosto em um encontro de rua e devido a este incidente foi obrigado a deixar Genebra para não ser injustamente preso) e Rousseau foi entregue aos cuidados de seus parentes.
Antes de se torna um escritor de grande respeito sua carreira é marcada por muitas mudanças. Em 1725 trabalhou como aprendiz de escrivão mas seu patrão observou que o mesmo não levava jeito para o oficio e logo é mandado embora, após isso Rousseau se torna um entalhador mas devido a como ele dizia em alguns estudos dirigidos seus "pela tirania do meu mestre " em 1728 desiste desta profissão. Durante um epsodio em que estava com seus colegas até mais tarde na rua e esquecera o toque de recolhida , passou a noite do lado de fora da portas trancada a cidade, com medo de se submeter ao castigo que o esperava Rousseau foge para cidade de Contignon a vinte quilometros de Genebra e solicita ajuda a um pároco católico que o apresenta a uma jovem senhora que ajudava peregrinos com a pensão que ganhava do rei . Foi desta forma que Rousseau é apresentado a Madame de Warrens e se torna muito amigos(há quem diga amantes mesmo com uma diferença de dez anos ) .Rousseau era de uma famila de protestantes e com o a finalidade de que se convertesse ao catolicismo Madame de Warrens o envia para uma escola de catecúmenos em Turim.
Na primavera de 1729 Rousseau retorna pra casa de Warrens e ela o envia pra um seminário afim de que fosse concluído sua formação sacerdotal , mas fora uma tentativa frustrada . A pedido de Madame, Rousseau acompanha um velho maestro catedrático que sofria ataques eplepticos ,até a cidade de Lyons onde em uma de suas crises Rousseau o abandona no meio da rua enquanto o maestro atormentado pela doença e ajudado por populares.
Retorna então para cidade de Annecy mas não encontra mais Madame de Warrens já que a mesma havia viajado até Paris para tratar de assuntos pessoais.
em 1741 Rousseau viaja até Paris onde trabalhou como professor de musica ( por pouco tempo ).
É como vocês puderam observar a vida de Rousseau foi marcada por muitas dificuldades ..
para saber mais sobre a vida e obra deste grande escritor ...
clique no link e bom estudo !! =)

educação burguesa


A educação burguesa .


De acordo com as palavras de aranha (2006.p.172) o grande acontecimento europeu foi a revolução francesa (1729), que depôs o Bourbon. Contra os privilégios hereditários da nobreza, os burgueses defendiam os princípios da igualdade, liberdade e fraternidade.É notável que a burguesia após a revolução industrial já se pondera como uma classe forte de grande poder aquisitivo e uma revolução certamente é algo inevitavél .

Após o termino das cruzadas no século XVIII houve uma grane alteração no quadro da economia europeia .Com a abertura das atividades comercias marítimas pelo mediterrâneo, nota-se um crescimento e desenvolvimento urbano ,cultural e industrial.

Dentre essas mudanças podemos observar que no período renascentista as sociedades possuíam um grande interesse pela educação. A maioria das famílias burguesas visava educar seus filhos com o objetivo de tomarem a liderança da política e dos seus negócios.

Esse processo gerou profundas mudanças na educação pós revolução, pois houve uma alteração no trabalho e no modo de vida, causou mudanças no setor de de produção e distribuição de mercadorias, pois como falado anteriormente sobre a reabertura do mediterrâneo, ocorreu um aumento nas relações comerciais que se expandiu por todo continente trazendo consigo o desenvolvimento do mercado consumidor. Entretanto todas essas transformações citadas (e tantas outras mais) resultaram numa profunda mudança na sociedade, causando com isso revoltas, protestos e guerras, por causas da desigualdades que estava se florescendo onde somente as classes mais favorecidas se beneficiavam com as mudanças e conquistavam cada vez mais bens, os demais que era a classe dos trabalhadores eram excluídos e não se favoreciam em nada, e como resposta ao fato em virtude da exploração de trabalho e dos baixos salários houve inúmeros conflitos entre a classe trabalhadora e os burgueses.

O processo educacional foi uma forma encontrada pela burguesia de se adentrar ao comportamento da classe proletária e modificar seus princípios e modo que então criasse um entendimento entre as classes. Através da educação e também da religião a burguesia consegue conter a classe trabalhista, pois os mesmo se davam por satisfeito ( temporariamente ) por participarem nesse meio já que na politica não tinham representação .A burguesia teve poder de criar e dotar um sistemática em todas as classes, tanto no proletariado quanto na nobreza. Conseguindo então colocar em pratica seu modo de visão educacional, buscando se favorecer e conquistar seus objetivos. Entretanto após a revolução francesa alguns setores da educação com ciências e filosofia sofreram inúmeras modificações e postaram em um processo de queda e substituição de princípios para que pudesse ser adaptada as novas condições da necessidade burguesa.