sábado, 5 de dezembro de 2009

representantes da educação burguesa






Rousseau .. um dos maiores pensadores iluministas e mais influentes no período da revolução francesa .. suas ideias influenciaram grandes lideres da revolução dentre eles podemos citar .. o carrasco criador do totalitarismo Maximilien de Robespierre
Nascido na cidade de Genebra em 28 de Junho 1712 , não teve educação materna devido sua mãe ter falecido após seu nascimento devido a complicações no trabalho de parto. Seu pai era professor de musica e relojoeiro. em 1722 seu pai precisou fugir do país para não ser preso(devido a um desentendimento com um cidadão de certa influência, feriu-o no rosto em um encontro de rua e devido a este incidente foi obrigado a deixar Genebra para não ser injustamente preso) e Rousseau foi entregue aos cuidados de seus parentes.
Antes de se torna um escritor de grande respeito sua carreira é marcada por muitas mudanças. Em 1725 trabalhou como aprendiz de escrivão mas seu patrão observou que o mesmo não levava jeito para o oficio e logo é mandado embora, após isso Rousseau se torna um entalhador mas devido a como ele dizia em alguns estudos dirigidos seus "pela tirania do meu mestre " em 1728 desiste desta profissão. Durante um epsodio em que estava com seus colegas até mais tarde na rua e esquecera o toque de recolhida , passou a noite do lado de fora da portas trancada a cidade, com medo de se submeter ao castigo que o esperava Rousseau foge para cidade de Contignon a vinte quilometros de Genebra e solicita ajuda a um pároco católico que o apresenta a uma jovem senhora que ajudava peregrinos com a pensão que ganhava do rei . Foi desta forma que Rousseau é apresentado a Madame de Warrens e se torna muito amigos(há quem diga amantes mesmo com uma diferença de dez anos ) .Rousseau era de uma famila de protestantes e com o a finalidade de que se convertesse ao catolicismo Madame de Warrens o envia para uma escola de catecúmenos em Turim.
Na primavera de 1729 Rousseau retorna pra casa de Warrens e ela o envia pra um seminário afim de que fosse concluído sua formação sacerdotal , mas fora uma tentativa frustrada . A pedido de Madame, Rousseau acompanha um velho maestro catedrático que sofria ataques eplepticos ,até a cidade de Lyons onde em uma de suas crises Rousseau o abandona no meio da rua enquanto o maestro atormentado pela doença e ajudado por populares.
Retorna então para cidade de Annecy mas não encontra mais Madame de Warrens já que a mesma havia viajado até Paris para tratar de assuntos pessoais.
em 1741 Rousseau viaja até Paris onde trabalhou como professor de musica ( por pouco tempo ).
É como vocês puderam observar a vida de Rousseau foi marcada por muitas dificuldades ..
para saber mais sobre a vida e obra deste grande escritor ...
clique no link e bom estudo !! =)

3 comentários:

Jeane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeane disse...

Oi Thyago, acabei encontrando o seu blog, gostaria se possível que me desse algumas dicas sobre Historia da Burguesia. Como você estou estudando na Uniasselvi, mas EAD em Porto Alegre. Meu curso é Pedagogia e mais tarde quero fazer Licenciatura em História,tenho um trabalho sobre a Burguesia, você teria alguma coisa para me passar refente este conteúdo, agradeço desde já, Jeane Cordeiro.

Meu e-mail: cordeiro_jeane@hotmail.com

Unknown disse...

oi thiago adorei sobre a historia da burguesia. tenho um trabalho para fazer sobra a educação da burguesia, a educação nova e as tendencias atuais. se vc tiver alguma coisa e me poder ajuda agradeço. meu email é adielradiocidade@hotmail.com obrigado