Nasceu em Oldenburgo, Alemanha no ano de 1776, e morreu em 1841. Suas propostas didático-pedagógicas influienciram muito a educação durante os séculos 19 e 20.
Seu pensamento resulta numa modalidade de ensino que hoje qualificamos como tradicional pois os alunos participam do processo como sujeitos passivos.
O método didatico de Herbart constitui-se de cinco passos que devem ser seguidos em cada unidade instrucional.
- preparação : momento inicial, no qual o professor relembra os conhecimentos prévios a respeito do assunto para criar interesse pelo novo conteúdo a ser estudado.
- Apresentação : o novo conteúdo é apresentado partindo-se do concreto
- Assimilação : momento no qual o aluno, comparando o assunto novo com aquilo que já estudou distingue semelhanças e diferenças
- Generalização : partindo das experiências concretas , o aluno deve ser capaz de abstrair, desenvolvendo conceitos gerais.
- Aplicação: Através de exercícios o aluno demonstra que consegue aplicar praticamente aquilo que estudou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário